Como funciona a cadeia de suprimentos na empresa em que você trabalha? Cada departamento trabalha de forma isolada e se preocupa exclusivamente com os assuntos relativos ao seu interesse direto ou há uma preocupação com toda a cadeia de produção? E os departamentos são integrados ou cada um é responsável apenas pela sua parte da operação, sem necessariamente saber o que acontece nas outras áreas da empresa? É pensando em integrar as diversas áreas da operação e da cadeia de suprimentos que o Supply Chain Management ou SCM pode ser bastante útil.
O Supply Chain Management, que é uma evolução da logística integrada, tem como objetivo melhorar as etapas internas e externas dos processos que fazem parte da rotina de uma empresa que entrega produtos para o seu cliente final. E essa melhora acontece a partir de um trabalho integrado entre todas as áreas, desde o fornecedor de matéria prima, passando pela fabricação do produto, sua distribuição e a entrega ao cliente final.
Os benefícios da implementação do Supply Chain Management são variados e alcançam os mais diversos setores da operação. Pode facilitar o controle de estoque, tornar mais fácil e rápida a negociação de matérias primas e melhorar a relação com os clientes.
De uma ponta a outra da operação o SCM permite que a sua empresa controle de forma integrada e com tecnologia avançada cada passo da cadeia, reduzindo custos e minimizando a possibilidade de erros.
Saiba como o Supply Chain Management pode melhorar seus negócios melhorando os seguintes processos:
Após a implantação do SCM a empresa pode melhorar o seu relacionamento com parceiros e enriquecer a troca de informações com fornecedores, distribuidores, transportadoras, entre outros. Informações de inteligência de mercado podem ser adquiridas externamente, mas essa aproximação com times que participam da operação permitem a obtenção de informações valiosas e úteis, que podem auxiliar a evolução dos negócios.
O Supply Chain Management oferece maior transparência em todas as etapas do processo, deixando as informações disponíveis para quem faz parte da cadeia. Isso permite a todos os interessados estarem por dentro do que acontece na cadeia, desde alterações de qualquer ordem, novas ordens, cancelamentos e demais demandas. Facilita a comunicação entre as partes por estarem informadas sobre cada etapa do processo.
Nos dias de hoje a velocidade dos processos é essencial para aumentar o faturamento e permitir a aquisição de mais clientes. Isso é possível com o Supply Chain Management, através de metodologias como o Just in Time e o Lean Manufacturing, que reduzem o tempo que o inventário permanece parado. Quanto mais rápido esse processo, menor o custo de inventário, menor o custo de transporte, menor custo de distribuição, entre outros.
Um modelo de negócio que envolve estoque e inventário de EPIs pode sofrer muito com a variabilidade e inconstância dos produtos e materiais. Com o Supply Chain Management é possível reduzir a probabilidade de variabilidade e tornar o inventário mais constante e uniforme, diminuindo a necessidade de um estoque de segurança.
Em um mundo tão globalizado e com tantas informações e possibilidades de negócio, a integração das operações é essencial para melhorar todos os processos. Tecnologias como o código de barras ou o mais recente RFID permitem a troca rápida de informações por meio de sistemas integrados, facilitando a troca entre todas as partes envolvidas. A utilização de ERP também favorece uma comunicação mais transparente entre integrantes do grupo, como de empresas que estão fora, mas são de interesse para a operação.
Uma cadeia integrada, com transparência nas informações e conhecimento compartilhado torna mais fácil gerenciar os riscos envolvidos na operação. Reduzir os riscos podem tornar os negócios mais lucrativos e eficientes. Em uma cadeia de venda do Calçado de Segurança é possível garantir os seguintes passos com qualidade:
A troca de informações está cada vez mais rápida no mundo de hoje e a tecnologia da informação permite que os serviços e processos sejam feitos de forma mais integrada e transparente. Para melhorar a venda dos seus EPIs e a comunicação com todas as partes envolvidas no processo, um sistema de Supply Chain Management pode facilitar muito essa demanda e eliminar etapas, além de garantir melhores resultados.
Essa melhoria é alcançada por meios de softwares e adoção de programas que informatizam as etapas da sua cadeia de produção e vendas. Pode haver resistência por uma pequena parte da empresa mais conservadora, mas com o treinamento certo e a demonstração dos possíveis resultados com essa inovação, é possível convencê-los e mostrar que a operação só tem a ganhar com o SCM.
Este é um processo que vale a pena estar de olho para entender como pode melhorar os processos da sua empresa e tornar mais rentável e garantido o processo de vendas de EPIs. Você já ouviu falar do Supply Chain Management? Se interessou pelas informações passadas nesse post? Compartilha com a gente a sua experiência com esse processo ou o que você achou dos benefícios que ele oferece.
Um grande abraço!
WorkEPIs Calçados de Segurança