Solados dos Calçados de Segurança: Modelos e Finalidades

Solados dos Calçados de Segurança: Modelos e Finalidades

solados-dos-calcado-de-seguranca-modelos-e-finalidades

O Solado do Calçado de Segurança é um importante item da Anatomia do Calçado de Segurança, responsável por proteger os pés do contato com o solo e inúmeros outros objetos e superfícies. O solado fica localizado na parte inferior do Sapato de Segurança, em contato direto com o chão, e também oferece amortecimento absorvendo o impacto que acontece durante a caminhada. Quando feito com a qualidade apropriada, oferece estabilidade e segurança para a caminhada.

Para que um Calçado de Segurança consiga o Certificado de Aprovação, ele precisa de um solado seguro e resistente, pois é uma parte muito exigida durante a execução de tarefas dos profissionais que utilizam EPIs. Por isso, é essencial que sejam vendidos apenas Sapatos de Segurança que tenha sido devidamente testados e aprovados para a obtenção do CA. Essa é uma garantia de confiança e credibilidade para a revendedora de EPIs e, também, para a segurança do trabalhador.

Tipos de Solados

Entre os tipos mais populares de Solados para Calçados de Segurança, está o PVC, que é um plástico resistente, também usado como material para o cabedal e cano em Botas de Segurança. Outro material bastante utilizado na fabricação de solados é o poliuretano (PU), um polímero sintético de alto desempenho. Os solados em poliuretano podem ser monodensidade ou bidensidade.

Também é possível encontrar um tipo de solado específico para o trabalho com exposição à altas temperaturas, que é o solado nitrílico. Ele é produzido com as mesmas características de uma bota com calçado em poliuretano (PU) ou PVC, com a diferença que possui um solado preparado para resistir às altas temperaturas a que o profissional fica exposto.

Em seguida, vamos explicar um pouco mais sobre cada um desses solados, suas principais características e finalidades. Acompanhe a leitura até o final para entender melhor sobre essa importante parte do Calçado de Segurança.

1) Solado de PVC

O PVC, que é um policloreto de vinila, mais popularmente conhecido como plástico, é um material bastante popular na fabricação de Calçados de Segurança. É um tipo de solado bastante utilizado no mercado de EPIs, não apenas como solado, mas também como material de cabedal para botas de cano longo. É um material bastante parecido com o plástico comum, mas com algumas características diferenciadas.

Entre as principais características do solado PVC estão as proteções contra:

  • Objetos cortantes.
  • Objetos perfurantes.
  • Produtos químicos.
  • Líquidos em geral, já que é impermeável.

2) Solado de Poliuretano

O solado de poliuretano (PU) ganhou bastante espaço no mercado de EPIs por ser um material de ótima qualidade e que oferece proteção e conforto para o profissional que faz uso de Calçado de Segurança. É um material bastante resistente e duradouro, que pode ser feito em monodensidade ou bidensidade.

O solado monodensidade é feito com apenas uma injeção de poliuretano (PU), a camada que fica em contato direto com o solo. Já o solado bidensidade tem duas injeções de poliuretano: a primeira é a tradicional, no solado, em contato com o chão. A segunda injeção é feita na entressola, e oferece mais conforto e amortecimento para o profissional.

Entre as principais características do solado de poliuretano estão as proteções contra:

  • Objetos cortantes.
  • Objetos perfurantes.
  • Produtos químicos.

3) Solado Nitrílico

Quando se pensa em atividades realizadas em ambientes com exposição à altas temperaturas, é preciso redobrar os cuidados com a segurança dos trabalhadores que irão fazer suas tarefas nesses locais. Entre outras coisas, a utilização de EPIs como a Bota de Segurança com Solado Nitrílico é essencial para poder caminhar tranquilamente, sem o risco de se queimar ou se prejudicar ao entrar em contato com materiais inflamáveis como óleo, gasolina e solventes.

Entre as principais características do solado nitrílico estão:

  • Resistência ao calor, em temperaturas de até 300º, por um minuto.
  • Resistência ao frio, suportando até temperaturas negativas.
  • Protege contra óleo, querosene e demais líquidos inflamáveis.
  • Resistência à abrasão.

Solados Protetores

Opções de escolha para o solado do Calçado de Segurança não faltam. O importante é entender para qual tipo de indústria cada um deles serve para recomendar o solado correto. Proteção contra riscos em geral e mais conforto, o Solado de Poliuretano é indicado. Já no caso de trabalho em contato com líquidos em geral, a impermeabilidade do Solado de PVC atende melhor. Se o trabalho for em exposição à altas temperaturas, a escolha deve ser pelo Solado Nitrílico.

Concorda com o conteúdo apresentado aqui? Para você, qual o melhor tipo de solado disponível no Mercado de EPIs? Compartilha seu conhecimento com a gente. Queremos construir um Mercado de EPIs cada vez mais seguro e bem informado e queremos que você venha conosco.

Um grande abraço!
WorkEPIs Calçados de Segurança

cta_recompensa_blog_workepis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.