Táticas para produzir um Contrato de Suprimentos impecável

Táticas para produzir um Contrato de Suprimentos impecável

taticas-para-produzir-um-contrato-de-suprimentos-impecavel

Na área de Compras, o Contrato de Suprimentos tem o objetivo de organizar e formalizar um acordo comercial entre Comprador e Fornecedor. Distingue-se do Contrato de Suprimentos em que o Sócio de uma organização empresta capital em bens materiais ou dinheiro à sociedade a fim de que a empresa cumpra com suas obrigações financeiras.

Se você, Comprador, precisa fazer um Contrato de Suprimentos, conheça as principais táticas para produzir um Contrato de Suprimentos impecável! Estas dicas irão auxiliá-lo a construir um modelo excelente, que poderá ser reutilizado, com as devidas adaptações, para vários processos de compra.

Qual a importância do Contrato?

Estabelecer um Contrato de Suprimentos em uma negociação é importante para tornar mais eficiente o relacionamento entre Comprador e Fornecedor, o Contrato dá uma característica formal, assim deixa de ser um acordo informal para estipular obrigações às parcerias, trata-se de um compromisso em que ambos estão de acordo com o que é acordado. Por isso, o Contrato deve ser bom para os dois lados, não deve ser vantajoso apenas para um.

É interessante fazer o Contrato para itens que são adquiridos com frequência e regularidade, pois dessa forma a rotina do Comprador ficará mais fácil porque ele ganhará mais tempo para planejar as demandas e atuar nas emergências.

Agora, que você já sabe para que serve o Contrato de Suprimentos confira o que não pode faltar para que os objetivos dos envolvidos sejam atendidos:

Dicas para montar o Contrato de Suprimentos

  • Especificação do contrato: mencionar de forma clara o objetivo do documento e a obrigação de cada uma das partes.
  • Prazo de vigência: é preciso estabelecer um prazo para o início e o fim do contrato.
  • Quantidade a ser adquirida: o contrato deve conter a informação de que há uma estimativa da quantidade de produtos a ser adquirida. Por exemplo: 500 Botas de Segurança na cor Bege, mas que somente quando houver a solicitação de entrega, a quantidade será confirmada.
  • Sigilo: o fornecedor atende muitas empresas, inclusive concorrentes, o Comprador pode estipular no documento que nenhuma informação a respeito da negociação seja difundida para aqueles que não estão envolvidos na transação.
  • Devolução de mercadorias: o contrato deverá esclarecer quem arcará com os custos de logística em caso de devolução de mercadoria e as condições de devolução, se existir.

+ dicas

  • Entrega da solicitação: pode-se estabelecer as datas de entrega do material, por exemplo, se diariamente, semanal, quinzenal ou outro. Para que não existam desencontros, também é oportuno deixar outra data de entrega pré-estipulada em caso de algum imprevisto; por exemplo, se houver algum problema com rodovias, catástrofes naturais e outros não controláveis que impeçam o cumprimento da obrigação. Acrescente também a esse item a informação a respeito de entrega antecipada ou atrasada, por exemplo, a ocorrência pode acontecer devido a feriados, festividades etc. Atente-se aos feriados regionais, no caso de Comprador e Fornecedor trabalharem para empresas de cidades diferentes.
  • Valor: o preço do produto deve estar descrito no contrato, bem como serão realizados os reajustes e equiparação dos valores, se o prazo do acordo for muito longo ou em caso de produtos que aumentam rapidamente.
  • Forma de pagamento: não se esqueça de incluir a forma e as datas para realização dos pagamentos.
  • Qualidade dos produtos: inclua no contrato uma cláusula a respeito da conferência posterior à entrega dos materiais, pois dependendo da quantidade não será possível checar no momento da entrega se chegaram em perfeito estado, inclua um prazo para verificar e dar retorno ao Fornecedor a respeito da troca de materiais com defeito.
  • Rescisão: caso o contrato seja rescindido por qualquer uma das partes antes do prazo acordado, coloque nesse item se haverá indenização ou não, deixe fixado um prazo para aviso da rescisão e de que maneira será feita a comunicação.

Além de todos estes itens, seu contrato poderá incluir anexos como, por exemplo, pedido de compra, orçamentos etc.

Conclusão

O Contrato de Suprimentos assegura a cooperação mútua para que os objetivos sejam alcançados pelas empresas que desejam obter produtos e as que os fornecem. Um contrato bem feito controla as ações, facilita a rotina do Comprador e ajuda, antecipadamente, na solução de problemas que possam surgir. Além das dicas que você conheceu, fique atento, porque semana que vem, teremos um post muito importante, falando sobre Supply Chain Management! Certeza de que vc vai ter muitos insights com ele! 😉

Pode parecer que existem muitos itens a serem incluídos no documento, mas para descomplicar a sua rotina, deixe um modelo pronto e o adapte sempre que necessário.

Agora queremos saber o que vc achou do Post, foi útil? E vc, já faz Contrato de Suprimentos com seus Fornecedores? Contribua com o Mercado de EPIs, deixando suas impressões e vivências na área de comentários! Teremos um grande prazer em te ouvir!

Muito obrigado e até semana que vem!
WorkEPIs Calçados de Segurança

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.